quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mercado de São José













Sábado 26 de março de 2010,andando junto com meu colega de tuma chegamos ao mercado de São José na incerteza se conseguiriamos material para uma reportagem para a faculdade.
Mas foi dando voltas e falando com os comerciantes no mercado de São José que além que colher uma matérial de alto nível eu tive certeza plena que estou tomando o rumo certo para minha vida,serei em breve uma JORNALISTA.
No vai e vem do mercado em pleno sábado de manhã conhecemos várias pessoas que têm em seus rostos e mãos marcas do sofrimento da gente pernambucana, mas que nunca perderam a fé de que as coisas sempre podem melhorar, ouvimos histórias de superação e força de vontade .Uma gente simples que apesar de pouco estudo, mas que tem muita coisa para ensinar.
Conversamos com o Sr. Valter que há 35 anos faz do mercado seu meio de sustento, com uma simpatia imensurável, contou com muitissíma boa voantade um pouco da história do mercado e da sua história de vida, com muita paciência msotrou as redes e os produtos que ele comercializa.
Conhecemos também Sr. Zenildo Ramos um senhor muito educado e inteligente que trabalha com todo tipo de artigos feitos a mão,muitas peças de artesanato lindas que através do box que tem há 42 anos no mercado de São José conseguiu estruturar toda sua família e nos contou orgulhoso que os filhos ao contrário dele tiveram a oportunidade de estudar e concluir o nível superior.
Estavamos quase indo embora quando conhecemos o Marcondes, uma cara muito simpático que trabalha no mercado a pouco mais de sete anos, mas que conduz o negócio da família, o box era do seu avô que passou para seu pai e agora ele que toma conta do box, nos mostrou redes mantas,artigos em palha e deu uma verdadeira aula de atendimento ao cliente.
Na saída lateral do Mercado de São José ainda conhecemos a Ceça das ervas, que mulher inteligente, líder da associação dos comerciantes do mercado nos deu a maior atenção apesar do fluxo de clientes no seu box, contou o quanto ama o mercado e sobre as dificuldades que enfrentam diariamente os comerciantes.
São muitas as dificuldades que os comerciantes enfrentam a falta de elementos estruturais como um estacionamento, caixa eletrônico nas proximidades, a falta de folders explicativos e a ausência do Mercado de São José nas rotas turísticas distribuidas aos turitas, além de guias que cobram porcentagens altas para levar os turistas ao mercado.
Apesar de todos os problemas você encherga na maioria dos comerciantes um a amor e dedicação pelo mercado que chega a surpreender, eles incluem suas histórias as histórias do mercado como senão ouvesse distinção.
Foi uma experiência incrível que só contribuiu para balaio de ideias que é a minha cabeça e me ensinou, me fez refletir e ter cada vez mais orgulho de ser PERNAMBUCANA.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário