quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Livro Amarelo do Terminal



Título: O livro amarelo do terminal
Autora: Vanessa Barbara
Editora: Cosac Naify


Comecei a ler o livro amarelo do terminal depois de um seminário na faculdade,geralmente os professores escolhem os piores e mais chatos livros para os alunos apresentarem na classe, mas dessa vez a professora de Redação II soube escolher livros maravilhosos, entre todos que foram apresentados achei o livro amarelo do terminal um máximo,um livro-reportagem muito interessante com uma linguagem e estilo único. O livro faz mergulhei totalmente no universo do terminal rodoviario do Tietê, o livro é envolvente,faz você rir, refletir.
O livro Abre totalmente a mente da gente para o tão debatido e pouco praticado jornalismo literário, terminei de ler ontem e com dor no coração terei que devolver o livro a Andreia, deu vontade de ficar com ele pra mim, com certeza entrará para a lista de aquisições.

Sinopse: A escritora Vanessa Barbara faz sua estréia editorial com um livro-reportagem sobre a rodoviária do Tietê, em São Paulo. Primeira obra jornalística no catálogo da Cosac Naify, 'O livro amarelo do Terminal' empreende uma viagem singular ao que seria uma 'versão condensada do mundo', como diz João Moreira Salles na orelha da edição. Valendo-se de recursos narrativos variados, que vão da reportagem clássica ao humor nonsense, o olhar da escritora pinça, em meio ao tumulto, os tipos que passam por lá todos os dias - vendedores, crianças, velhinhas, surfistas -, e registra 'uma história oral' do local a partir dos fragmentos de conversas colhidas ao acaso. Esta polifonia aparece também no projeto gráfico do livro. Suas páginas amarelas, de gramatura mais fina, brincam com a transparência e a sobreposição parcial das letras. Já os capítulos de cunho mais histórico são impressos em papel semelhante ao carbono, como os dos bilhetes de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário